5 Destinos brasileiros para apreciar arte e arquitetura

Há quem associe destino brasileiros à praia e nada mais do que isso.

De fato, o Brasil tem praias incríveis espalhados por toda sua costa. Mas, é um erro imaginar que para apreciar história, arte e arquitetura seja necessário embarcar em longos voos para a Europa ou Estados Unidos. Afinal, existem destinos brasileiros para apreciar arte e arquitetura com obras tão incríveis quanto as outros países.

Isso porque o Brasil abriga coleções impressionantes de arte contemporânea, tanto internacional quanto local.

Destinos brasileiros para apreciar arte e arquitetura

Ficou curioso para saber quais são e pegar estrada? Então você está no lugar certo, pois nós listamos 5 desses destinos que merecem a sua atenção. É claro que é possível falar de muitos outros, então se você quiser uma parte 2 desse post é só pedir ai nos comentários :)

1. Manaus: Teatro Amazonas

Nós já falamos sobre Manaus aqui no blog, mas não tem como não citar a cidade novamente. Isso porque é por lá que fica uma das salas de espetáculos mais lindas do Brasil: o Teatro Amazonas. Inaugurado em 1896, o teatro tem 701 lugares e três pavimentos de camarotes. Todas as colunas da construção são de ferro francês e as pinturas retratam a fauna e a flora amazônicas.

Theatro Manaus – Fonte: Shutterstock

2. Brasília

Muito mais do que políticos, em Brasília é possível encontrar muitas construções arquitetônicas maravilhosas. Afinal, a cidade foi fundada para ser a nova capital do Brasil em 1960 e projetada por nomes como, por exemplo, Oscar Niemeyer e Lucio Costa. Os lugares que mais encantam os entusiastas da arquitetura são o Congresso Nacional, a Catedral Metropolitana e o Palácio do Planalto, mas a lista de belas construções é enorme e rende um roteiro inteiro.

Brasília – Fonte: Shutterstock

3. Belo Horizonte: Igreja de São Francisco de Assis

Também estamos falando de um projeto de Oscar Niemeyer. O prédio da Igreja de São Francisco de Assis representa o que era tendência na arquitetura brasileira nos anos 60, ou seja, modernidade é a palavra da vez. Além da construção em si, no interior da igreja é possível conferir o mural modernista criado Candido Portinari, um dos artistas mais famosos do Brasil.

Em outras palavras, é um passeio que está desprendido da religião do turista.

Igreja da Pampulha, MG – Fonte: Shutterstock

4. Museu de Arte de São Paulo

Essa é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. O prédio foi projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi especialmente para ser a sede do Museu, ou seja, a construção por si só é uma atração.

Mas, no interior do Museu é possível conferir pinturas de mestres europeus, ao lado de artistas brasileiros. O acervo é mega rico, então reserve uma tarde inteira para essa visita.

MASP – Fonte: Shutterstock

5. Museu de Arte Contemporânea Niterói

Outra boa opção para os amantes de arte é o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, se acaso você estiver pelo Rio de Janeiro vale fazer a travessia. Aliás, é válido dizer que esse é outro projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer. No interior estão artistas brasileiros e internacionais de renome.

Museu de Arte Contemporânea in Niterói – Fonte: Shutterstock

0 Comentários

Faça um comentário

Your email address will not be published.