Beco do Batman: vale a pena o rolê?

  • Compartilhe

O Beco do Batman, em São Paulo, é um dos raros lugares onde o número de locais é quase sempre o mesmo de turistas. Afinal, a rua (que também pode ser chamada de galeria a céu aberto) é a locação ideial para ensaios fotográficos e também para gravação de vídeos. Além de ser um passeio bem bacana nos finais de semana e tardes com aquela cervejinha gelada.

Só para exemplificar e você ver que não exagero, o Beco do Batman já foi locação de:

Além de vários outros vídeos, ensaios fotograficos de anônimos e famosos e até de tarde turistica de nomes como Cris Patch e Mick Jagger.

Em outras palavras: esse é um rolê que vale super a pena. Se você for passar alguns dias em São Paulo, coloque na sua listas de coisas para fazer na cidade. Certifique-se de ir com bateria no celular ou a câmera fotografica carregada, pois o passeio vai render boas fotos.

Beco do Batman: Foto de Monique Renne

O que fazer no Beco do Batman

Como o próprio nome sugere, o Beco do Batman é uma rua. Mas, diferente da mairia das ruas de São Paulo, esse pedacinha da Vila Mariana é cheio de cores e obras de arte. Já que para onde você olhar encontrará grafittes lindos, com assinaturas de vários artistas e que são sempre renovados.

Então, quem é fã de arte urbana vai amar. Quem não é, vai passar a ser.

Primeiramente, tire um tempo para observar as obras que ficam expostas por ali. Todas têm alguma mensagem envolvida. É difícil dizer de quem são as artes que você vai ver, pois elas são renovadas constantemente. Mas, já tiveram suas obras no Beco do Batman nomes como:

  • Os Tupys
  • Miss Van e Ciro Schu
  • Bueno Caos
  • Boletabike

Além disso, tire muitas fotos e não deixe de visitar a feirinha de produtos artesanais. É uma ótima oportunidade de comprar coisinhas incríveis e, o melhor, diretamente de quem faz.

Para completar a sua tarde, não fique apenas no Beco do Batman. Apesar de ele ser o local mais famoso, as rendondezas dele também guardam ótimas opções com a mesma pegada. Só para ilustrar, a escadaria do Patápio fica bem pertinho e tem uma linda obra do Kobra.

Por que o Beco do Batman tem esse nome?

Agora que você está convêncido a conhecer o Beco do Batman, vamos responder a sua dúvida antes mesmo de você perguntar. Afinal, todo mundo se questiona o porquê de o Beco do Batman ter esse nome.

De acordo com informações da Secretaria de Turismo de São Paulo, o beco ganhou popularidade há pouco mais de 30 anos. Isso aconteceu depois que, misteriosamente, uma parede apareceu com um desenho do personagem estampado nela. O fato chamou a atenção da galera e fez com que estudantes de artes plásticas fossem ocupa-las com suas artes. Foram esses estudantes que apelidaram as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque de Beco do Batman.

Um fato interessante: até hoje não se sabe quem é o autor do primeiro grafite.

  • Compartilhe
Por Viaje em Família
26.09.2018
Nenhum Comentário