Dúvidas: Passaporte de Urgência x Emergencial

  • Compartilhe

Às vezes ficamos planejando uma viagem e acabamos esquecendo-se de alguns detalhes importantes, como por exemplo, conferir se documentação esta de acordo e no prazo das datas, principalmente quando se faz uma viagem internacional é preciso fazer um passaporte.
Pra tirar um passaporte tem todo um cronograma, mas você sabia quem em casos de perda, data de expiração ou até mesmo estar com viagem marcada e você se deu conta que precisa tirar um novo tem todo um procedimento, meio confuso não é mesmo? Calma que vamos te explicar!

Passaporte de Urgência x Emergencial

Ambos se paga uma taxa extra. Para solicitar Passaporte de Urgência, ao estar já com as passagens compradas nesse caso a entrega costuma ser mais rápida. Assim, quando for ao posto de emissão agendado, você precisará preencher um formulário informando o motivo do pedido juntamente com documentos que comprovem o fato. Depois disso, seu pedido será analisado para verificar a real necessidade da solicitação. Se for atendido te darão um protocolo com a data da retirada, normalmente em 48h estará tudo pronto. O lado bom desse passaporte é que a validade é a mesma de um passaporte comum.

Já o Passaporte Emergencial ao emitir levará um prazo de 24h para ficar pronto. ressaltando que a PF NÃO permite a emissão desse passaporte para viagens a turismo, tendo prazo de validade por um ano.

O Passaporte de Emergência cumpri algumas exigências:

• Hipóteses de catástrofes naturais;
• Conflitos armados
• Necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau;
• Para a proteção do seu patrimônio;
• Por necessidade do trabalho,
• Por motivo de ajuda humanitária;
• Interesse da Administração Pública ou outra situação emergencial cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente.

Para mais informações:

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/passaporte

  • Compartilhe
Por Larissa Ferreira
Graduada em Turismo, ama Fotografia, História e Gastronomia. Se aventurou na Irlanda onde morou dois anos, passou por 14 países e agora esta no Brasil para contar sobre suas experiências que carrega em sua bagagem.
    28.12.2017
    Nenhum Comentário