Couchsurfing: como se hospedar de graça pelo mundo

Se você é um viajante de carteirinha, provavelmente já ouviu falar sobre o couchsurfing e talvez até faça parte da comunidade. Mas, se ainda não sabe do que se trata essa é uma informação que, talvez, mude a forma como você viaja. Aliás, o couchsurfing vai te fazer viajar muito mais e ter experiências diferentes de tudo o que você viveu até esse momento.

Nem vou perguntar se você ficou interessado. Quem não ficaria?

O que é Couchsurfing

Em resumo estamos falado de uma comunidade onde você pode oferecer e buscar acomodação pelo mundo. Em outras palavras: hospedagem gratuita e de quebra amizade com locais que também ama viajar.

O site existe desde 2003 e atualmente acumula mais de 400 mil anfitriões e 4 milhões de viajantes. Nele é possível encontrar acomodação gratuita em mais de 200 destinos, entre eles estão por exemplo:

  • Paris
  • Londres
  • Nova York
  • Amsterdã
  • Roma
  • São Francisco

Essa é uma ótima opção para quem quer fazer um mochilão, viajar pelo mundo, tem um orçamento apertado ou busca por amizades. E pode ficar tranquilo, apesar de parecer loucura ficar na casa de um completo desconhecido o couchsurfing é bem seguro e você consegue ter referências de outros usuários antes de escolher o seu anfitrião.

Como ser um usuário do Couchsurfing

Antes de fazer o cadastro, vamos a uma dica de ouro: o anfitrião normalmente é como um amigo local. Então, tenha em mente que às vezes pode ser necessário abrir mão de um passeio clichê para conhecer um local mais frequentado pelos locais. Isso não é regra, mas uma possibilidade com a qual você deve estar ok.

Se acaso você concorda, o primeiro passo é acessar o site couchsurfing.com e fazer o seu registro. O formulário pede várias informações sobre você como profissão e seus interesses.

Na página você pode escolher se o seu sofá estará disponível para um viajante ou não. E pode ficar tranquilo, você não precisa receber viajanter para se hospedar pelo mundo. Também existe a opção de se colocar a diposição para acompanhar um turística num rolê pela sua cidade ou tomar uma cerveja.

Outra coisa interessante tanto para quem vai viajar quanto para quem vai receber viajantes é a possíbilidade de entender a dinâmica do outro. Ou seja, você pode dizer/saber se há um quarto ou a sala disponível, qual a regra para fumantes e outros itens importantes.

Como se hospedar no Couchsurfing

Cadastro feito e familiaridade com a plataforma, esse é o momento de viajar. Para isso basta pesquisar a disponibilidade de anfitriões no seu destino. Então leia o perfil e as recomendações de cada um (vai ficar mais fácil se sentir seguro e econtrar um lugar que você goste) e manda uma solicitação para a pessoa. Ai é só esperar a resposta, arrumar as malas e viajar!

YOU MIGHT ALSO LIKE

0 Comentários

Faça um comentário

Your email address will not be published.