Carnaval ao redor do mundo

  • Compartilhe

Chegou o mês mais esperado do ano regado de muita festa, confete e purpurina, o CARNAVAL!!! Foto:Reprodução

O Carnaval no Brasil segue uma tradição desde da época colonial do País trazida pelos Portugueses na intenção de celebrar a natureza e os deuses pagãos. A festa era chamada de Entrudo todos iam para as ruas inclusive os escravos, jogavam-se farinha, farinha, ovo e tinta, considerado na época uma festa “suja” com o passar dos tempos foi se modificando até chegar nos dias de hoje, cada canto do Brasil é comemorado o Carnaval, no Rio de Janeiro e São Paulo é famoso pelos desfiles das escolas de samba, na Bahia pelos trios elétricos, em Recife tem os famosos bonecos de Olinda, e Minas Gerais, o carnaval de rua é o mais popular e por ai vai.
A Origem é incerta muito antes desde dos tempos da antiguidade já se comemorava o Carnaval acredita-se que surgiu na Grécia. não é só no Brasil que comemora-se o Carnaval por ser vinda da Cultura Ocidental foi crescendo cada vez mais e se espalhando pelo Mundo.

Veja só como é comemorado o Carnaval ao redor do mundo!!

VENEZA

Se estiver planejando ir para Veneza e pegar o Carnaval lá não deixe de colocar a Máscara, tradição secular!! Foto:Reprodução

Em Veneza também é comemorado o Carnaval antes da Quaresma, a peça mais importante são as máscaras a nobreza saia escondida e se misturava com o povo nas ruas, a festa foi instituída em 1094, mas foi em 1296 que se formalizou, os artesãos produziam máscara e fantasias. Os Venezianos organizavam jogos e brincadeira nas ruas, corridas, competições entre acrobatas, músicos, mímicos e artistas de toda espécie pelas ruas. Com a chegada de Napoleão em 1797 marcou o fim permitindo somente as festas em casas privadas e nas ilhas de Murano, Burano e Torcello.
Veneza foi privada de sua festa tradicional por tantos anos, somente 1979, quase dois séculos depois, que o carnaval voltou. Um grupo de cidadãos, por meio de associações ressuscitou o carnaval, saindo nas ruas com fantasias, jogos, máscaras. Hoje o Carnaval de Veneza atrai foliões do mundo inteiro.

BARRANQUILLA

Uma das melhores festa de carnaval na Colômbia acontece em Barranquilla. Foto:Reprodução

Considerado com a segundo maior festa no mundo, de origens europeias, fantasias e carros alegóricos a festa colombiana é muito parecida com a nossa.
Era celebrado em Cartagena, mas o moradores considerava uma festa violenta então foi interrompido. O resultado foi a celebração ininterrupta dos festivais de carnaval em Barranquilla.
Houve tentativas de introduzir o carnaval na capital, Bogotá, no início do século 20, mas sempre não conseguiu obter a aprovação das autoridades. O Carnaval de Bogotá teve que esperar até o século 21 para ressuscitar, desta vez, pelas autoridades da cidade. A Colômbia é reconhecida por sua grande variedade de festivais, carnavais e feiras.
O carnaval de Barranquilla acontece na mesma data que o carnaval brasileiro, iniciando em um sábado e terminando na terça-feira. o carnaval de Barranquilla possui muita festa gratuita na rua, desfiles, se quiser um lugar na arquibancada para assistir e entradas a todos os eventos

ARUBA

Além das praias paradisíacas de Aruba, em fevereiro tem festa de carnaval nas ruas com muita folia. Foto:Reprodução.

O Carnaval em Aruba se originou em 1920. A Celebração na ilha caribeña de Aruba dura um mês, Samba? Não, o ritmo é o Calipso genero local com letras críticas e com humor afiado.
Desfiles nas ruas, foliões, plumas e paetês acompanhados de carros alegóricos e trio elétricos de todas as formas não pode faltar.
Mas é o The Lighting Parade que festa acontece trata-se de um grande desfile noturno no qual os foliões se vestem com roupas iluminadas.

SANTA CRUZ DE TENERIFE

O melhor Carnaval da Europa acontece em Santa Cruz de Tenerife!! Foto:Reprodução

Trazida para as Ilhas Canárias por marinheiros e mercadores espanhóis e portugueses, em meados do século18. Chegou até ser proibido mas nunca deixou de ter lugar e ficou conhecido como Férias de Inverno, com o passar dos anos terminou o período ditatorial do partido novamente chamado “Carnaval de Santa Cruz de Tenerife” se era o nome.
Todo a festa segue um tema, o carnaval de Tenerife atinge o seu pico com a gala que elege a rainha do carnaval de Santa Cruz. O Melhor Carnaval da Europa acontece em Tenerife, seus desfiles e as paradas de rua envolvem sempre com pessoas regadas de fantasias extravagantes.

NOVA ORLEANS

Em Nova Orleans o Mardi Gras é um dos eventos mais esperado do ano. Foto:Reprodução

Em Louisiana acontece o Carnaval de Nova Orleans que é mais conhecido como Mardi Gras. A celebração em Nova Orleans começam 12 dias depois do natal e termina um dia antes da quarta-feira de cinzas, com desfiles e bandas de Jazz nas avenidas todos os dias.
Assim como a maioria dos lugares em Nova Orleans não passa batido com seus desfiles conhecido por suas máscaras de gesso, colares e paradas com bandinhas durante todo mês antes do Carnaval, na “terça-feira gorda”,que significa Mardi Gras em francês.

  • Compartilhe
Por Larissa Ferreira
Graduada em Turismo, ama Fotografia, História e Gastronomia. Se aventurou na Irlanda onde morou dois anos, passou por 14 países e agora esta no Brasil para contar sobre suas experiências que carrega em sua bagagem.
07.02.2018
Nenhum Comentário
Deixe seu comentário