5 Dicas para viajar no feriado de setembro com a Família

  • Compartilhe

Agosto está terminando e junto com setembro vem aquele famoso feriadão, já reparou que há poucos quilômetros da sua cidade há locais com belezas naturais, construções históricas e roteiros com muita aventura e adrenalina? Vamos apresentar a vocês 5 dicas de onde viajar no feriado com a família, destinos ideais para quem deseja sair um pouco da sua cidade e ter um fim de semana ou um feriado curtinho diferente, e melhor, com cidades pertinho da capital e do litoral de São Paulo.

1. Ilha Bela – SP

Começamos a lista com essa cidade maravilhosa na qual temos uma série de reportagens com dicas desde passeios até hospedagem e alimentação, clique aqui e veja todas essas dicas!

Praia do Pacuíba – Acervo: Viaje em Família

Ilhabela é uma ilha que está no litoral de São Paulo, próxima à cidade de São Sebastião, um lugar apaixonante, lindo, bem estruturado, com diversas atrações que vão muito além de praias. A cidade possui uma orla simplesmente maravilhosa, com ciclovias, ótimos calçadões para caminhadas, academias ao ar livre, ônibus circulando por toda a ilha e a grande maioria das praias com águas cristalinas e boa infraestrutura.

Vista do Mirante da Praia do Jabaquara.
Acervo: Viaje em família

Ilhabela possui mais de 40 praias, algumas voltadas para o continente e algumas voltadas para o Oceano Atlântico. As que são voltadas para o continente são acessíveis por carro comum e geralmente são mais cheias enquanto as voltadas para o Atlântico são acessíveis apenas por barco ou veículos 4×4, sendo mais tranquilas e salvagens.

Dica de Passeio: O mergulho na Ilha das Cabras é imprescindível estando em Ilha Bela.

Reprodução


Conhecida como Santuário Ecológico Submarino, possui rica vida marinha e excelente estrutura para mergulhar.

Para as Crianças: Um passeio de escuna equipada com colete salva-vidas, visitando o norte da ilha nas águas claras do canal de São Sebastião.

Reprodução


Com paradas nas praias da Fome e Jabaquara, excelentes para nadar e ver peixinhos com a máscara e snorkel. A última, além de dois riachos, tem restaurante e quiosque.

2. Embú das Artes – SP

A cidade fica a apenas 27 km da capital e o clima bucólico de Embu das Artes é de encantar qualquer pessoa, com um pequeno centro histórico, charmosas ruas de paralelipípedo, o clima sossegado dá lugar a uma multidão de 20 mil visitantes, que vem passear na cidade.

Reprodução

Embu das Artes adotou este nome por causa famosa feira de artes, que existe há mais de 40 anos, e é programa tradicional de paulistanos e turistas brasileiros e estrangeiros. A feira e as lojas tem ótimas opções de compra para casa ou para dar de presente: coloridas peças de artesanato, tapetes, vidraçaria, vime, móveis, bijuterias, cestarias, pinturas e outras formas de arte.

Dica de Passeio: O Memorial Sakai do Embu tem em seu acervo peças do artista Tadakiyo Sakai, um dos maiores terracotistas do País, o conjunto arquitetônico inclui a Capela de Santa Cruz, o Cruzeiro da Paz e um pátio onde são realizados eventos, além de uma ampla galeria de peças de Sakai e de outros artistas, as obras de Sakai são sincréticas, Sakai acrescentou à cultura oriental elementos da cultura brasileira, indígena, católica e cabocla, acentuando uma identidade de traços entre a arte japonesa e a indígena do Brasil.

Reprodução

Para as Crianças: Uma boa pedida é a Cidade das Abelhas, que conta com uma réplica gigante de uma colmeia, museu apícola, casa do apicultor e atrações para divertir as crianças como o arvorismo, tobogã e pula-pula.

3. Guarujá – SP

Com bons restaurantes, bares, hotéis e shopping centers, a cidade litorânea com boa infraestrutura vive lotada no verão. Para badalação, as praias Pitangueiras, Astúrias, Enseada e Pernambuco são as indicadas.

Reprodução

Mas se a ideia é fugir das multidões, percorra praias como Camburi, Branca e Iporanga, cujo acesso é controlado por condomínio no km 17,5 da estrada para Bertioga. Esportistas também têm vez e podem praticar escalada, surfe e caminhadas em diversas trilhas.

Dica de Passeio: Na divisa da cidade de Guarujá você encontrará a praia Riviera de São Lourenço, que fica na verdade na Estância Balneária da cidade Bertioga (cidade vizinha a Guarujá) e está 80 km distante de São Paulo.

Reprodução

A região pode ser acessada pela Rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) e é bem frequentada por jovens e famílias que querem fugir do estresse da capital. A praia tem toda uma infraestrutura luxuosa com um shopping, várias lojas, cinema e restaurantes.

Reprodução

Para as Crianças: A dica de passeio pras crianças é o aquário da cidade de Guarujá, o Acqua Mundo, o local abriga cerca de 5.000 animais em exposição, com quase 1,5 milhão de litros de água divididos numa área de 5.775 metros quadrados, está entre as atrações mais procuradas do litoral paulista nesta época do ano. De tubarões a jacarés do Pantanal, 235 espécies de animais estão representadas no local, entre invertebrados, mamíferos e aves.

4. Aguas de São Pedro

Destino para quem busca tranquilidade. Entre as atrações estão estâncias e águas famosas por suas propriedades terapêuticas – as fontes Gioconda, Juventude e Almeida Salles são as que mais atraem visitantes.

Reprodução

Para respirar o ar puro de uma cidade típica do interior, uma dica é o Parque das Águas, com 64 mil metros quadrados de jardins, gramados, pistas de corrida, skate e ciclovia

Dica de Passeio: Visitar as fontes termais é essencial, possuindo raras virtudes medicinais, confirmadas por análises rigorosas e pelos resultados obtidos por doentes de todas as partes do país, aquelas águas gozam de excepcional reputação.

Reprodução


As fontes Gioconda, Juventude e Almeida Salles proporcionam benefícios de três estações hidrominerais diferentes.

Para as Crianças: Apesar de ser uma ótima pedida para toda a família, o Thermas Water Park tem parque infantil que merece destaque, repleta de animais bem coloridos.

Reprodução


Há brinquedos interativos e um toboágua perfeito para os pequenos. Recentemente, foi inaugurada no parque uma enorme piscina de ondas.

5. Brotas – SP

Esta cidadezinha do interior de São Paulo é conhecida há muitos anos como Capital do Turismo-Aventura. Brotas está para o bóia-cross e para o rafting assim como Maragogi está para as piscinas naturais. Tirolesa, rapel, arvorismo e muitas outras atividades (de stand-up paddle a banana boat) fazem de Brotas um grande parque temático natural.

Reprodução

Há também deliciosas cachoeiras pelos arredores da cidade, muitas das quais dão origem a piscinas naturais que proporcionam um banho na alma (ainda que aconteça só depois de uma trilha nem sempre fácil).

Dica de Passeio: Com os atrativos naturais, os lugares são propriamente vizinhos uns dos outros.

Reprodução


Depois de chegar ao local, você percorrer trilhas até a cachoeira ou o local da atividade.

Para as Crianças: O Brotas Eco Resort faz do ambiente uma boa escolha para famílias com crianças.

Reprodução


Há piscinas, toboágua, campos para prática de esporte, paintball, futebol de sabão (o campo é inflável e escorregadio), escalada e fazendinha, entre outros atrativos. Está bem próximo do centro da cidade e, em suas dependências, abriga o CEU. Há quartos para famílias, com privacidade para os pais.

Gostaram das nossas dicas? Vocês tem dúvidas ou sugestões de roteiros? Dê seu feedback pra gente!

  • Compartilhe
Por Bianca Costa
Bianca Costa é formada em turismo e completamente apaixonada pro viagens, em 2015 largou tudo no Brasil para viver um ano como au pair na Alemanha.
23.08.2017
Nenhum Comentário