Documentos de viagem: Título de Eleitor

  • Compartilhe

Reprodução

Você já separou as roupas, fez as malas, comprou tudo que era necessário para sua viagem mas aí percebe que seu passaporte está vencido, isso é uma reclamação frequente na polícia federal ou até com agentes de viagens em geral, com a correria do dia-a-dia verificamos todos os documentos “mais necessários” e esquecemos que o passaporte também possui data de validade. A boa notícia é que apesar do problema que houve ano passado em relação ao atraso nas entregas de passaportes no país todo, atualmente, a fila de espera está bem menor e geralmente esse documento fica pronto em 6 dias úteis, claro que esse tempo de espera varia em relação a cidade e até estado que o passaporte está sendo tirado.

Quais são os documentos necessários para tirar/renovar seu passaporte?
Segundo o site da polícia federal , RG (ou outros documentos de identificação pessoal), CPF, título de Eleitor, certificado de Reservista (para requerentes do sexo masculino), certificado de Naturalização (para estrangeiros naturalizados Brasileiros), comprovante de pagamento da GRU – Guia de Recolhimento da União e passaporte anterior (em caso de renovação).

Muitos de nós já ficamos cansados só de pensar em compilar todos esses documentos necessários, mas graças a internet, você pode adiantar uma série de procedimentos sem ao menos sair de casa. Por exemplo, caso você esteja pendente com a Justiça Eleitoral, você já pode regularizar a situação e dar início ao pagamento da multa eleitoral no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para isso, basta clicar na aba “Eleitor” e em seguida no link “Débitos do eleitor”.

O boleto emitido pelo serviço on-line apenas acelera o atendimento pessoal nos cartórios, nos postos ou nas centrais de atendimento. A emissão e o pagamento do boleto não são suficientes para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral, o eleitor deve apresentar o respectivo comprovante nos cartórios eleitorais para sua regularização “oficial”, mas já dá um “ajudinha” na correria do dia-a-dia, eu realmente não sabia que já tínhamos disponível essa facilidade e fiquei aliviada de não ter que sair correndo para o cartório, para dar entrada nos documentos, para retirar/pagar a guia, para somente depois finalizar o procedimento, o nosso tempo é ouro e quanto mais podemos poupar, melhor será quando tivermos que resolver esses compromissos.

Informações:
Telefones do TSE: http://www.tse.jus.br/eleitor/disque-eleitor/disque-eleitor

Cartório de registro, nas páginas dos tribunais regionais eleitorais na Internet.

  • Compartilhe
Por Bianca Costa
Bianca Costa é formada em turismo e completamente apaixonada pro viagens, em 2015 largou tudo no Brasil para viver um ano como au pair na Alemanha.
06.06.2017
Nenhum Comentário