Ilhabela: praias e natureza no litoral de São Paulo

  • Compartilhe

A Ilhabela é a terceira maior ilha do Brasil e foi eleita pelos viajantes como uma das mais encantadoras do litoral brasileiro. Sua rica história se iniciou com os índios, e por ser importante ponto estratégico na costa brasileira foi usada como covil para os piratas e corsários* , em meados de 1578.

 

Praia do Viana

Praia do Viana
Foto: Viaje em família

O turismo chegou a região em 1950 e em 1977 foi criado o Parque Estadual de Ilhabela, e graças a ele  84% do arquipélago está preservada até os dias atuais. Conhecida como Capital Nacional da Vela, por conta de seus ventos extremamente favoráveis para o esporte, Ilhabela vai muito além, com inúmeras praias, cachoeiras, naufrágios, trilhas , entre outras atividades.

O número de praias e suas diversidades chamam atenção. Abrigadas no canal de São Sebastião ou voltadas para o Atlântico, cada uma possui uma própria característica. Mar calmo ou agitado, areias claras ou alaranjadas são 73 praias na ilha em toda sua extensão. Não é a toa que Ilhabela é sim um paraíso com muitas praias e natureza no litoral de São Paulo.

 

Ilhabela

Praia do Pacuíba
Foto: Viaje em família

Ilhabela

Amanhecer na ilha.
Foto: Viaje em família

 

Ilhabela

Vista do Mirante da Praia do Jabaquara.
Foto: Viaje em família

 

Ilhabela

Nascer do sol.
Foto: Viaje em família

 

Cachoeira da Usina Foto: Viaje em família

Cachoeira da Usina
Foto: Viaje em família

Como chegar: Ilhabela está a 184 Km de São Paulo.

Rodovias de acesso: SP-160 (Imigrantes)/BR-101(Rio-Santos)/BR-116 (Dutra)/SP-070 (Ayrton Senna e Carvalho Pinto) e SP-99 (Tamoios).

Balsa: Acesso a ilha é feito por balsa, que é 24 horas, e a melhor alternativa para evitar filas é agendar a travessia. – Para agendar a travessia com hora marcada entre no site : http://www.dersa.sp.gov.br/

Taxa de Preservação: Além da balsa outro custo para o visitante é TPA – Taxa de Preservação Ambiental no valor de R$ 7,50** por automóvel.

 

 

 

*Os corsários também conhecidos como piratas eram homens que se dedicavam ao roubo de cargas de embarcações.

**Valor na época cotado.

Ilhabela: praias e natureza no litoral de São Paulo

  • Compartilhe
Por Priscila Ventura
Priscila Zanirato Vergara Ventura é idealizadora do Blog Viaje em família e colaboradora do Jornal do Litoral; graduada em Turismo e pós-graduada em Produção e Gestão Jornalística. Carrega na experiência em viagens um cruzeiro volta a mundo com sua família e hoje viaja sempre que pode seja a lazer ou a trabalho.
01.05.2016
Nenhum Comentário