Tiradentes: destino para conhecer a história do Brasil

Uma das cidades mais charmosas de Minas Gerais, Tiradentes é um destino perfeito para quem quer conhecer a história do Brasil. Afinal, o município foi fundado em 1702 e tem um dos conjuntos arquitetônicos mais bonitos do país. O que significa dizer que em uma breve caminhada pelas ruas de pedra, você encontra, por exemplo, sobrados e casarões do século 18 e igrejas barrocas. Também são comuns museus e ateliês de arte em todas as equinas.

O que saber antes de embarcar para Tiradentes

Se você ama o sotaque mineiro, a gastronomia e a história do Brasil é possível que já esteja encantando com o destino, né? Então o primeiro passo é escolher em qual época do ano embarcar. Já que não estamos falando de um destino com praia, não há um período do ano especifico que seja melhor. Na verdade é o calendário de eventos da cidade que leva mais movimentação nos meses de janeiro (quando acontece a mostra de cinema), junho (bikefest) e agosto (festival de cultural e gastronomia).
Nos outros meses do ano a visita segue sendo incrível, porém com menos filas e lotação em restaurantes e hotéis.
Por lá o passeio mais legal é feito de trem. Você vai embarcar numa maria fumaça e percorrer os 12 quilômetros que separam Tiradentes de São João Del Rei. O passeio tem um ar bem nostálgico, com belezas naturais em todo o caminho e muita história. O valor muda de acordo com o dia da semana e a época do ano, mas vale muito a pena.

Coloque no seu roteiro

  • Centro Histórico de Tiradentes
  • Igreja Matriz de Santo Antônio
  • Chafariz de São José
  • Museu Padre Toledo
  • Antiga Cadeia
  • Serra de São José

Uma curiosidade muito interessante que descobri durante o passeio é que a Igreja Matriz de Santo Antônio guarda um órgão de 1788 que é considerado um dos 15 exemplares mais importantes do mundo. Além disso, a visita também vale a pena por conta da construção de 1710, que um dos mais belos exemplos de construções barrocas do Brasil.

0 Comentários

Faça um comentário

Your email address will not be published.